O texto basicamente é direcionado às potencialidades da Wikipedia. No entender do autor Jaime Balbino, a “Wikipedia é uma experiência colaborativa radical, sendo difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos”.
Para uma aplicação com os educandos, podemos pensar na criação de wikis para trabalhar com os conteúdos de forma colaborativa e interativa além da divulgação instantânea das produções realizadas.
Os Wikis são excelentes recursos que permitem essa colaboração on-line, onde podemos fazer o compartilhamento de conteúdos de forma pública ou privada, criando páginas, configurando-as e editando-as como quisermos.
Podemos por exemplo, estruturar um trabalho, onde os alunos poderão editar o Wiki com acréscimos de informações ou apenas através de comentários.
0 comentários:
Postar um comentário