RSS

Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mini projeto: Tipos de moradia

OBJETIVO

Conhecer e identificar diferentes tipos de habitação

Estratégia

Elaboramos um instrumento de pesquisa, que as crianças levaram para ser preenchido pelos pais. Neste eles colaram uma foto ou desenharam a sua casa e contaram um pouco da sua história.

de que material é construída?
como é o espaço físico?
quem vive nesta casa?
o que fazem as pessoas que moram na casa?
porque escolheram esta casa e este lugar para morar?
qual o ambiente da casa onde mais gostam de ficar?
e muitos outros dados foram colocados pelos pais
Lemos a história de cada casa, olhamos as fotos e desenhos

Montamos um gráfico representando o tipo de casas

Pesquisamos na internet os diferentes tipos de casas

Assistimos o desenho da história dos 3 porquinhos

Construímos em grupos, com sucata, uma casa de madeira, uma de tijolos e uma de palha.


Fizemos um passeio pelo bairro registrando por meio de fotos os diferentes tipos de casas




Confeccionamos uma maquete representando um bairro.

Serão levantados os diversos contos de fadas que apresentam casas (habitações) diferentes: João e Maria, Rapunzel, etc.

Ouvimos a música a casa e depois cantamos junto com o professor de música e seu violão.

domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 3.3

O texto de Graziela Giusti Pachane nos chama a atenção para a o uso das tecnologias na educação. É claro que elas, por si só não produzirão as mudanças que desejamos. É necessário que as pessoas que vão trabalhar com elas, tenham pleno conhecimento dos riscos e benefícios das mesmas.
Hoje em dia o mundo da mídia onde estamos inseridos nos remete a diversos tipos de informações, tanto elas excelentes quanto de péssimo trato. Cabendo a nós professores fazer com que o educando saiba usá-los de forma a garantir satisfação em suas pesquisas.
A televisão e suas diversas mídias agregam novos conceitos e formas de comunicar idéias através do vídeo. As imagens conjugam idéias utilizando vários tipos de linguagens, o movimento das imagens, a luz, as emoções transmitidas pelos atores, os diálogos carregam informações e transmitem sentimentos que nos remetem a pensamentos, lugares e situações. Mas como essa linguagem visual da TV pode colaborar com o ensino? O ensino tradicional educa por meio da leitura e compreensão de textos, memorização de fórmulas, permitindo ao aluno elaborar conceitos através da linguagem e do raciocínio lógico, mas privilegia um determinado grupo de pessoas que dominam essas competências.
A Tv com a beleza da imagem, os sons e músicas e a sensibilidade conjugada entre estes desperta o entendimento e o aprendizado com recursos audiovisuais que dão vida e sabor a conceitos antes considerados abstratos demais para serem compreendidos.
O uso do computador na escola com objetivo de criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno processe a informação, agregue-a e coloque-a em atividade mediante um desafio ou situação problema, ou seja, o computador precisa ser visto como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade. Portanto o professor pode criar diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, numa proposta pedagógica que tenha como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado.