RSS

Pages

domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 3.3

O texto de Graziela Giusti Pachane nos chama a atenção para a o uso das tecnologias na educação. É claro que elas, por si só não produzirão as mudanças que desejamos. É necessário que as pessoas que vão trabalhar com elas, tenham pleno conhecimento dos riscos e benefícios das mesmas.
Hoje em dia o mundo da mídia onde estamos inseridos nos remete a diversos tipos de informações, tanto elas excelentes quanto de péssimo trato. Cabendo a nós professores fazer com que o educando saiba usá-los de forma a garantir satisfação em suas pesquisas.
A televisão e suas diversas mídias agregam novos conceitos e formas de comunicar idéias através do vídeo. As imagens conjugam idéias utilizando vários tipos de linguagens, o movimento das imagens, a luz, as emoções transmitidas pelos atores, os diálogos carregam informações e transmitem sentimentos que nos remetem a pensamentos, lugares e situações. Mas como essa linguagem visual da TV pode colaborar com o ensino? O ensino tradicional educa por meio da leitura e compreensão de textos, memorização de fórmulas, permitindo ao aluno elaborar conceitos através da linguagem e do raciocínio lógico, mas privilegia um determinado grupo de pessoas que dominam essas competências.
A Tv com a beleza da imagem, os sons e músicas e a sensibilidade conjugada entre estes desperta o entendimento e o aprendizado com recursos audiovisuais que dão vida e sabor a conceitos antes considerados abstratos demais para serem compreendidos.
O uso do computador na escola com objetivo de criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno processe a informação, agregue-a e coloque-a em atividade mediante um desafio ou situação problema, ou seja, o computador precisa ser visto como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade. Portanto o professor pode criar diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, numa proposta pedagógica que tenha como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário